Dom Marcony Vinícius toma posse como Arcebispo Militar do Brasil
- Dionísio Rodrigues
- 2 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Nomeado pelo Papa Francisco, Dom Marcony é o 5º Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil e assumi o cargo após a renúncia de Dom Fernando José Guimarães.

Neste sábado (02/04), o até então Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira, tomou posse como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. A cerimônia foi realizada na Catedral Militar Rainha da Paz, Eixo Monumental, em Brasília, às 10h.
A missa de posse contou com a presença de bispos de diversas dioceses, do clero de capelães da Arquidiocese Militar, além de autoridades civis e militares, dentre eles o Presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, general Braga Neto e o Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha.
Dom Marcony Vinícius assume o pastoreio militar no Brasil sucedendo Dom Fernando José Guimarães, que teve sua renúncia aceita por limite de idade, segundo o cânon 401 do Código de Direito Canônico, tornando-se responsável por todas as capelanias militares católicas e evangélicas do Brasil.
Para Dom Marcony, o dia escolhido para a posse tem um significado muito especial. “Hoje, neste dia em que celebramos o 17º aniversário de falecimento de São João Paulo II, daqueles que os brasileiros homeagearam com o título de ‘João de Deus’, assumo uma nova e honrosa missão como quinto arcebispo”, disse.
“Nessa missão, sucedo meu caro irmão Dom Fernando Guimarães, que há oito anos tem cuidado como zeloso pastor dos militares de todo o Brasil. Muito obrigado Dom Fernando, por sua entrega e doação, Deus o recompense pelo seu amor à Cristo, à Igreja, à família militar”, acrescentou.
Durante a sua homilia, o novo arcebispo militar falou sobre afastar o perigo e promover a justiça e a paz em toda a parte, além de oferecer o suporte necessário aos militares.
“Se os militares têm o dever de promover a paz e a segurança de toda a nação, o arcebispo militar, juntamente com os capelães, deve oferecer-lhes assistência religiosa, e também às suas famílias”, disse Dom Marcony.
O Governador Ibaneis resumiu o sentimento dos brasilienses por Dom Marcony.
“Dom Marconi é uma pessoa muito querida na cidade e agora vai prestar o seu serviço ao Brasil todo através do ordenariado militar e a gente tem uma expectativa muito grande do trabalho que ele vai desenvolver. Hoje é um dia de festa, um dia de alegria, não só para os militares, mas para todos nos aqui do Distrito Federal. Ele é um padre nascido aqui em Brasília e que assume uma função muito importante para o Brasil todo”, disse Ibaneis no final, do evento.