Celebração do dia do Diácono com Dom Marcony Vinícius Ferreira
- Catedral Militar Rainha da Paz
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

O Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira celebrou antecipadamente no último dia 03 de agosto, o Dia do Diácono na Catedral Militar Rainha da Paz em Brasília juntamente com Pe. Silas Vianna, Pe. Geraldo Pio, Pe. Marcelo e com a presença de vários diáconos e seus familiares, dentre eles José Euzébio, o diácono mais antigo da Catedral Militar Rainha da Paz.
Durante a homília, Dom Marcony lembrou a todos a importância do diaconato para a igreja:
"O Diaconato tem origem na própria pessoa de Jesus. Ele que veio para servir e não para ser servido. Ele não só veio para servir, como serviu, lembre-se disso."
Também durante a homília, Dom Marcony se dirigiu a todos os diáconos e falou o que é celebrar este dia para a igreja:
"Queridos e amados Diáconos, celebrar o diaconato é antes de mais nada a cada ano dizer a Jesus, muito obrigado. Muito obrigado Senhor, porque foste vós que me escolhestes e não eu te escolhi."
Dom Marcony falou da importância e do dever dos diáconos perante suas famílias:
"O Diaconato deve ser sempre baseado em uma tripé: A palavra, a caridade e o serviço litúrgico. O diaconato não pode ser reduzido as nossas ações celebrativas. A palavra de Deus deve ser proclamada todos dos dias, na sua igreja particular, isto é, na sua casa. O diácono deve ser um exemplo para sua esposa e para seus filhos e mais ainda, do que simplesmente pai e esposo, ele tem que ser exemplo pois ele é uma figura de cristo na família."
Por fim, Dom Marcony parabenizou a todos os diáconos permanentes:
"Parabéns a todos os diáconos permanentes, fortaleza, ânimo e me ajudem também no meu ministério pois preciso muito de vocês, a começar pelas orações e com o serviço do dia a dia para que todos nós digamos a Jesus: Somos servos inúteis e fizemos o que o Senhor nos pediu."
Papa Francisco recentemente em Junho deste ano, também lembrou sobre o serviço dos diáconos:
“Recordemos, por favor, que sempre para os discípulos de Jesus amar é servir e servir é reinar. O poder está no serviço, e em nada mais”
Francisco falou em parte de sua homília naquela manhã no Vaticano, sobre o amar a Jesus:
“Recordemos, por favor, que sempre para os discípulos de Jesus, amar é servir e servir é reinar. O poder está no serviço, e em nada mais.”
O dia do diácono é celebrado pela Igreja, em 10 de agosto, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos.
O ministério diaconal vem crescendo nas comunidades à medida que é compreendido o seu valor e contribuição para uma Igreja cada vez mais servidora. O Documento de Puebla manifesta a missão confiada aos diáconos:
“O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem” (Puebla, 697).
Atualmente o Ordinariado Militar do Brasil (OMB), conta com 87 diáconos permanentes espalhados por todo o Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre os diáconos, visite:
Assista na íntegra a Celebração presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira no último dia 03 de agosto de 2022.
Veja também outras fotos deste dia:
Commentaires