top of page

Um pouco sobre a linda a santa trajetória de Dom Geraldo Ávila


Em 10 de abril de 1929, na cidade de Datas-MG, nascia WALDIR DO ESPÍRITO SANTO ÁVILA, o primeiro dos nove filhos do humilde casal Vicente e Vicentina Ávila.

Possuído em uma enfermidade, o pequeno Waldir foi entregue na mãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Geraldo pelos seus pais.

Curado, teve o nome trocado para Geraldo e os pais fizeram votos de fazê-lo sacerdote e devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Waldir do Espírito Santo Ávila

Aos oito anos sua principal brincadeira era rezar missa assistida pelos irmãos mais novos.

Waldir e os irmãos

Em 2 de fevereiro de 1941, com menos de doze anos de idade, entra para o seminário de Diamantina-MG.

Seminário em Diamantina-MG
Primeira Batina

No dia 14 de maio de 1953, Dia de Pentecostes, Geraldo recebeu das mãos de Dom Serafim Gomes o sagrado diaconato. Nessa época, sofreu uma infecção que o deixou no leito por 30 dias.


Chega o grande e santo dia: Em 29 de novembro de 1953, Geraldo Ávila é ordenado Sacerdote.

Novo sacerdote - Geraldo Ávila

Os pais Vicente e Vicentina cumprem a promessa: Geraldo é padre. Nos Céus os anjos cantam o Glória! A cidade de Datas está engalanada!.


A primeira Missa celebrada ocorreu na Matriz do Divino Espírito Santo, em Diamantina-MG. Houve um tríduo preparatório, depois a missa propriamente dita, em seguida foi oferecido um almoço e a tarde foi cantado o "Te Deum", encerrando a cerimônia.

Primeira Missa Celebrada por Geraldo Ávila

Tanto em Dantas como em Diamantina, o povo foi às ruas para saudar o novo sacerdote. Emocionado, o jovem padre agradeceu as manifestações dos pais.

Geraldo Ávila agradece ao povo.

Em 03 de setembro de 1977, Monsenhor Ávila é consagrado Bispo.


Ato de Sua Santidade, o Papa Paulo VI:

O Santo Padre Paulo VI houve por bem nomear o Reverendíssimo Monsenhor Geraldo de Ávila, atual Vigário-Geral, com o título de Gemelle da Numidia e Bispo-Auxiliar de Brasília.

Uma forte emoção: De joelhos, Sr. Vicente, pai de Dom Ávila recebe a primeira bênção do filho Bispo. Logo depois, os dois abraçados e em emocionado choro, comovem a todos os presentes que cantam: "O Senhor fez em mim maravilhas".

Sr. Vicente, recebe a bênção de seu filho Bispo.

Dom Ávila, toma posse como Arcebispo Militar do Brasil em duas cerimônias: a primeira religiosa no oratório do soldado, e a segunda, militar, no antigo Estado-Maior das Forças Armadas.

Posse do Arcebispo Dom Geraldo Ávila

As realizações de Dom Ávila:


A Casa da Sopa (Fraternidade de Maria), hoje com 3 unidades (Cruzeiro, Taguatinga e Itapoã), distribui diariamente 1600 pratos de sopa por diversos pontos da cidade. A sopa dos pobres foi uma criação de Dom Ávila, ainda padre, na década de 70, começando na Vila Planalto.

Dom Ávila, na vila Planalto - Brasília(DF)

Certa vez, Dom Ávila participou da distribuição da sopa, chamada "ronda", juntamente com o embaixador do Líbano e do General Morosini, numa fria noite de junho.

Dom Ávila e o embaixador do Líbano

Dom Ávila instituiu na Catedral Militar Rainha da Paz, todos os dias 25 de cada mês, a comemoração do Dia da Rainha da Paz. No início, com uma missa às dezoito horas, um reduzido público participava da cerimônia. Depois, Dom Ávila decidiu por uma missa solene e o público foi aumentando. Muitas graças foram acontecendo e só uma missa se tornou insuficiente para abrigar já um enorme número de pessoas.

Passou-se a celebrar duas missas todos os dias 25 de cada mês, acrescidas de uma programação de palestras, orações e outras atividades, e a Catedral virou um local de verdadeira romaria nesses dias, chegando a abrigar em toda a área cerca de quase 10.000 pessoas.

Dom Ávila no dia 25 - Dia da Rainha da Paz

Outras datas que marcaram a presença de Dom Ávila na Catedral Rainha da Paz, foram as visitas das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, Santo Antônio e São Vicente. Dom Ávila conseguiu que essas três relíquias viessem ao Brasil, em especial para a Catedral Rainha da Paz.


Outro fato marcante de sua trajetória sacerdotal, era a indisfarçável amizade com o Papa João Paulo II.

Papa João Paulo II e Dom Ávila

A despedida:


Naquela manhã de 14 de novembro de 2005 veio a notícia:


Morreu às 7h10 da manhã, o arcebispo militar do Brasil, dom Geraldo do Espírito Santo Ávila. Ele tinha um tumor retroperitonial próximo ao ureter, que se irradiou para o rim, provocando uma metastase no fígado. O corpo do arcebispo está sendo velado na Catedral Militar Rainha da Paz, localizada no canteiro central do Eixo Monumental , próximo ao Setor Militar Urbano, até as 8h da próxima quarta-feira. Às 9h30 será realizada uma missa campal e, logo em seguida, o corpo será sepultado. O sepultamento acontece na própria Catedral, uma de suas grandes obras em Brasília.
Velório de Dom Geraldo Ávila

Cerimonial impecável, em clima de consternação e respeito pela grande personalidade que partia, movimentou a Catedral Rainha da Paz, em Brasília, desde às 13h do dia 14 de novembro, quando começou o velório de Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila.

Durante a exposição do corpo à visitação pública contínua, até a madrugada do dia 16, houve missa de três em três horas, celebradas não só por capelães militares, como também por padres de grupos religiosos, fundados por Dom Ávila.

A solidariedade do Núncio Apostólico, do Arcebispo de Brasília e de autoridades civis e militares foi confortante para os familiares de Dom Ávila, que foram presença constante nos três dias das exéquias, além de terem acompanhado todo o sofrido período de agravamento da doença dele.

No dia 16 de novembro, às 9:30h teve início então um das mais comoventes cerimônias de sepultamento já realizadas em Brasília.

Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri no velório

De nossa saudade, uma mensagem:


Amado Dom Ávila, continue a brilhar vossa luz diante de nós, para que vendo as vossas boas obras, possamos glorificar o nosso Pai que está no céu!



 
 
 

Comments


LOCALIZAÇÃO

(61) 3323-3858

(61) 98625-6418

 

Canteiro Central do Eixo Monumental S/N, Setor Militar Urbano, Brasília-DF, CEP: 70.630-900. 

 

e-mail: catedralmilitar@gmail.com

CONECTE-SE A CATEDRAL

Obrigado pelo envio!

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Flickr - Black Circle

© 2023 Catedral Militar Rainha da Paz - Todos os direitos reservados.

bottom of page